sábado, 13 de fevereiro de 2016

A dracma perdida

 O que é uma dracma? A dracma é uma moeda grega de prata de uso no primeiro século d. C , por isso encontramos referências nos evangelhos exemplo no de Lucas. (Lc15,8,9) Na frente e verso da dracma ática estava estampava a cabeça da deusa Atena numa face e na outra uma coruja. Qual A pergunta da dracma, na verdade são três. Pede-se, o que é, o valor, e seu significado. Embora já existam respostas no site que podem ajudar na compreensão, respondo resumidamente as três perguntas;

 

 

O que é a dracma?

A dracma é uma moeda grega de prata de uso no primeiro século d. C , por isso encontramos referências nos evangelhos exemplo no de Lucas. (Lu 15,8-9) Na frente e verso da dracma ática estava estampava a cabeça da deusa Atena numa face e na outra uma coruja.

 

Qual o valor da dracma?

 

No período do ministério terrestre de Jesus, embora já existisse a presença dos conquistadores romanos a dracma já tinha seu peso reduzido para cerca de 3,4 gramas.

No primeiro século d. C., os gregos equiparavam a dracma ao denário (moeda romana), mas o governo romano calculava o valor oficial da dracma como de três quartos de um denário. Em outras palavras a moeda do conquistador valia mais.

 

Como estabelecer o valor atual do dracma?

A dracma é igual ao denário (moeda dos conquistadores romanos). Eles estabeleceram que o preço de um dia de trabalho para um trabalhador braçal equivaleria a 1 denário. Assim podemos imaginar o que um trabalhador braçal hoje ganha por dia, por exemplo, um trabalhador na coleta de frutas chega a ganhar 50 reais por dia ou uma diarista numa casa de família chega a ganhar 70 reais. (valores que variam de região para região). Esse valor corresponderia a uma dracma.

 

A dracma perdida uma parábola de Jesus. O significado?

 

Jesus transmite a sua mensagem utilizando o recurso literário das Parábolas. Muito usado no seu tempo na literatura Judaica. . A parábola da dracma no ensino de Jesus é uma história de Jesus contando que uma mulher tinha 10 moedas; era tudo o que possuía. Perder 10% daquilo que havia seria muito grave. Por isso busca com afinco o que perdeu. E quando encontra, se enche de alegria, condividindo-a com as pessoas que conhece.

 

Uma Parábola do grupo da misericórdia.

 

Essa parábola da dracma perdida aparece junto com outras duas parábolas que tratam do ensinamento sobre a misericórdia: a ovelha perdida e o filho pródigo (Lucas 15). As três parábolas são consideradas como "parábolas da misericórdia", pois o tema central delas é a misericórdia de Deus em relação ao pecador que se arrepende e volta à casa.

Seu significado!

A dracma perdida é um pecador, representando  muito para Deus. Deus não o abandonada a sua sorte mas interessadamente o procura, acolhendo-o novamente no seu meio. Mesmo sendo pecador faz parte do tesouro de Deus, e enquanto há pecadores, Deus não se conforma, não está contente. Espera, com ânsia a sua volta.

valor da dracma? No período do ministério terrestre de Jesus, embora já existisse a presença dos conquistadores romanos a dracma já tinha seu peso reduzido para cerca de 3,4 gramas. No primeiro século d. C., os gregos equiparavam a dracma ao denário (moeda romana), mas o governo romano calculava o valor oficial da dracma como de três quartos de um denário. Em outras palavras a moeda do conquistador valia mais. Como estabelecer o valor atual do dracma? A dracma é igual ao denário (moeda dos conquistadores romanos). Eles estabeleceram que o preço de um dia de trabalho para um trabalhador braçal equivaleria a 1 denário. Assim podemos imaginar o que um trabalhador braçal hoje ganha por dia, por exemplo, um trabalhador na coleta de frutas chega a ganhar 50 reais por dia ou uma diarista numa casa de família chega a ganhar 70 reais. (valores que variam de região para região). Esse valor corresponderia a uma dracma. A dracma perdida uma parábola de Jesus. O significado? Jesus transmite a sua mensagem utilizando o recurso literário das Parábolas. Muito usado no seu tempo na literatura Judaica. . A parábola da dracma no ensino de Jesus é uma história de Jesus contando que uma mulher tinha 10 moedas; era tudo o que possuía. Perder 10% daquilo que havia seria muito grave. Por isso busca com afinco o que perdeu. E quando encontra, se enche de alegria, condividindo-a com as pessoas que conhece. Uma Parábola do grupo da misericórdia. Essa parábola da dracma perdida aparece junto com outras duas parábolas que tratam do ensinamento sobre a misericórdia: a ovelha perdida e o filho pródigo (Lucas 15). As três parábolas são consideradas como "parábolas da misericórdia", pois o tema central delas é a misericórdia de Deus em relação ao pecador que se arrepende e volta à casa. Seu significado! A dracma perdida é um pecador, representando muito para Deus. Deus não o abandonada a sua sorte mas interessadamente o procura, acolhendo-o novamente no seu meio. Mesmo sendo pecador faz parte do tesouro de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário