domingo, 21 de agosto de 2016

Hosana Paixão

A alma cansada agora descaça no Senhor! Hosana Paixão MORRE aos 79 anos

Domingo, 21 de agosto de 2016

hoje as 17:00 hs da tarde, o Senhor recolher a cantora e compositora Hosana Paixão que foi uma mulher guerreira, batalhadora, destemida, virtuosa, humilde e de grande valor, e sei que fez como disse o Apóstolo Paulo em 2 Timóteo 4 verso 7 " Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, e sei que ela já recebeu o seu troféu e sua corôa cheias de pedras preciosas pois através de sua vida milhares e milhares de almas se renderam aos pés de Jesus com sua vóz potente e ungida que alegrou milhares de pessoas.

 Louvo a Deus por sua vida, enquanto ela viveu aqui na terra, come ela mesmo falava que na epoca que ela aceitou a Jesus era proibido usar sandalias havaianas e beber Coca Cola, foram realmente outras epocas.

 

Jair e Hozana – Dueto que teve Inicio nos Anos 60. Juntos lançaram inúmeros discos de sucessos como os Clássicos:

* Alma Cansada, 
*Cristo é Meu Amigo
*Que Coisa Linda.
Depois deles muitos duetos apareceram e até regravaram seus sucessos. 
Em 1981 saiu o disco "Deixa Deus dominar tua Vida" disco este que seria o último lançado pelo dueto.
Nesse mesmo ano Jair Pires e Hozana se separaram partindo ambos para carreira solo.
Jair Pires é um marco na história da música evangélica nacional. Formou dupla, durante anos, com a cantora Hosana, deixando um vastíssimo repertório de obras musicais conhecidíssimas, tais como, Alma cansada, Canta meu povo, A vida do crente, Alguém me tocou, Cristo é meu amigo, Que coisa linda, Que bom seria, Estrada de espinhos, Que maravilha, dentre várias. Todas foram muito executadas mas uma tornou-se cult. Falo da valseada canção Alma cansada, gravada no final dos anos 60 pela extinta Celeste (e atualmente sob propriedade da gravadora Louvores do coração, de São Paulo), que rompeu nossas fronteiras, alcançando notoriedade inclusive em outros países.
O sucesso de Alma cansada valeu-lhe regravações da Banda & Voz, num show ao vivo no Canecão em 1990; da Mara Lima, no álbum Recordações Vol. 1, de 1995; Agê Ferreira, no disco Peça com fé; e Robinson Monteiro, que a incluiu como a sexta faixa do seu CD Prostrei-me, em 1999, disco independente e primeiro de conotação totalmente evangélica na carreira do cantor apelidado, carinhosamente, de Anjo.

Hozana continuava seu Ministério onde sempre residiu no estado do Espírito Santo.
Muitos são os que apareceram no cenário da música evangélica. Porém, da mesma forma que surgiram, desapareceram e já não se tem mais notícias deles. No entanto, há aqueles que nem as circunstâncias e nem o tempo puderam fazer sucumbir. Dentre esses, está a cantora Hosana. Ela foi mais conhecida pelo dueto que fazia com Jair Pires, a famosa dupla Jair e Hosana.
Com os ultimos Cds de sua carreira gravados pela gravadora Br Press ela fez O3 álbuns com os melhores momentos de Jair e Hosana que devera ser lançado em breve nas plataformas digitais como Spotfy, Itunes, Google Play e outros...

 

O velório de Hosana será amanhã domingo por volta das 11:00 hs e o culto fúnebre será na Igreja Assembleia de Deus Bairro Bubu Cariacica ES. Pastor Gentil, situado na rua Graciano Furtunato.

 

 

A conversão de Jair e Hosana

A conversão de Jair e Hosana


Cai a tarde e um casal de andarilhos caminha cambaleante pelas ruas empoeiradas de uma cidadezinha do interior. Cada um carrega nas costas um imundo saco de aniagem, onde restos de pães amanhecidos, frutas verdes furtadas das plantações à beira do caminho, se misturam á roupas e cobertores velhos. A dose de aguardente bebida a pouco, não mata a sede de álcool e precisam urgente de uma nova dose. Mas como comprar, se não possuem mais dinheiro? E as casinhas simples da cidade mostram que seus moradores são pobres e não podem pagar por uma limpeza de jardim ou por um outro servicinho qualquer.

Precisam de dinheiro e apelam para o já manjado método de pedir esmola:

-Dá uma moedinha ai, senhor! Prá comprar comida, já emendam, sabendo que a pessoa a quem se dirigem pensa e com razão para onde vai aquela moedinha...

Tantos foram os “nãos” ou “vão trabalhar!” que desanimados sentam na calçada e esperam a noite chegar. Quem sabe dormindo, passa aquela sede insaciável...

Enquanto o sono não vem, observam mulheres e crianças que caminham alegres em direção à uma grande construção no final da rua. Logo os homens que acabaram de chegar do trabalho, também se junta-se aos fiéis que vão a igreja. Sim igreja! Com grande esforço, conseguem ler o letreiro que encima a construção pintada de azul. “Igreja Evangélica Assembléia de Deus”. Os trajes modestos e recatados e o livro preto nas mãos não deixam dúvidas: São crentes. Até ensaiam pedir uma esmola, mas o receio de que os crentes convidassem para ir a igreja os deixam calados. Logo ouvem uma oração, seguido por uma melodia suave e envolvente.

As palavras da bela canção parecem atravessar as paredes da igreja, voar pela distância que os separam e chegar com força aos ouvidos dos dois ébrios:

-Oh quão cego eu andei e perdido vaguei.

Longe, longe do meu salvador....

Os dois se levantam como que atraídos por uma força inexplicável e se dirigem a passos trôpegos até a igreja. Deixam seus sacos de bugigangas na porta e adentram ao templo, para espanto do porteiro e dos membros. Se dirigem ao primeiro banco e sentam, fazendo com isso com que os fiéis que estão perto se afastem, pois o cheiro de bebida aliado a falta de banho de muitos dias, causam um mal cheiro terrível  Porém os olhares de espanto e indignação dos fiéis não os demove da idéia de ficar ali. Os testemunhos, os hinos avulsos e por fim a pregação simples, mas verdadeira os deixam comovidos e com a alma enlevada, erguem as mãos ao aceitarem Jesus quando o pastor faz o apelo.

Um apelo direto, sem rodeios:

-Vocês querem aceitar Jesus como seu Salvador, para deixar para trás esta vida errante e atribulada que levam agora?

Enquanto isso a congregação em uníssono cantam um hino de decisão:

-”Ao findar o labor desta vida

quando a morte ao teu lado chegar?

que destino, há de ter a sua alma,

qual será no futuro teu lar?”

-Sim!, sim!  dizem entre lágrimas de arrependimento.

Os olhares, antes hostis, agora é de amor, carinho e afeto. Alguém os leva para casa, tomam banho, jantam ganham roupas novas e começam uma nova vida. Algum tempo depois se batizam e passam a contar o seu testemunho nas igrejas das redondezas. E logo vem a inspiração para comporem um hino. O hino  torma-se um ícone da musica evangélica. Muitas e muitas almas se renderam aos pés de Cristo ao ouvir esta canção. O nomes dos andarilhos: Jair Pires e sua mulher Hosana e a canção é Alma Cansada. A Dupla Jair e Hosana e o hino Alma Cansada estão presentes ainda na memória do povo evangélico brasileiro, mesmo depois de quase 50 anos daquele memorável dia, em que um casal de andrajosos ébrios adentraram à uma igreja e saíram como uma dupla de cantores que fez muito pelo Nome de Cristo. Ambos já são falecidos. O hino Alma Cansada foi regravado por muitos cantores. Mas a letra original é esta:

Alma cansada, não desespere, espera em Deus. 

Que ele vem, que ele vem te socorrer.

 Alma cansada, não desespere, espera em Deus.

 Espera em Deus, espera em Deus e no seu poder. 

Coro:

Ó Alma Cansada,espera em Deus. E no seu poder... 

Vem alma cansada, espera em Deus.

Confia somente no seu poder.

Alma cansada, os teus lamentos não resolverão.

A hora é triste com fé insiste Deus te ouvirá. 

Se teus lamentos trazem tormentos, te fazem chorar. 

Deus te chama agora, ó vem sem demora, em paz descansar.

ATENÇÃO: A história acima foi narrada pelo casal de cantores, na Assembleia de Deus, Ministério Ipiranga, em Bauru/SP  no inicio dos anos 80 durante Congresso de Jovens e foi ouvida por mim e todos os 500 participantes. Lamentamos que a mesma não coincida com a que foi postada no Youtube. A morte da Cantora Hosana foi Anunciada pelo próprio Jair Pires para explicar o fim da dupla e sua nova carreira solo.