• Porque eles proporcionam um ambiente agradável para que as mulheres desfrutem da companhia uma das outras;
• É um ambiente propício para que as mulheres levem suas amigas que talvez nunca fossem à igreja;
• O ambiente de comunhão favorece uma abertura para que a mulher ouça sobre a Palavra, ore e tenha a oportunidade de entregar sua vida a Jesus.
TIPOS DE CHÁS
1) CHÁS ANUAIS/SEMESTRAIS
São realizados uma ou duas vezes no ano, visando alcançar todas as mulheres da igreja e suas amigas.
PROVIDÊNCIAS A TOMAR
• Escolha a equipe que vai trabalhar no chá. De preferência, todas as que estão envolvidas com o Ministério de Mulheres;
• Decida o local, o tema e a preletora. O ideal é convidar alguém que possa falar diretamente para as mulheres, com assuntos pertinentes a vida delas, dar o seu testemunho ou relatar alguma experiência de grande crescimento espiritual e dependência de Deus. Apresentar Jesus como Salvador deve ser algo bem natural e implícito no programa como um todo. O chá não é lugar para uma mensagem ostensiva ou constrangedora;
• Decida como aproveitar da melhor forma os recursos disponíveis (local, utensílios, decoração etc);
• Cuide da propaganda (cartazes, convites, programa, etc). Decida se o convite será vendido ou não. De qualquer forma, o melhor é fazer o número de convites que o lugar comporta e vendê-los ou distribui-los para evitar surpresas desagradáveis;
• Avalie o orçamento para determinar a decoração e o que será servido;
• Faça uma lista das providências a serem tomadas: o objetivo do encontro, o programa, música, som, testemunhos, oração, brindes, brincadeiras, etc;
• Determine tudo quanto será necessário e deixe em condições de uso: toalha de mesa, louça, material para recepção, etc;
• Observações de última hora: o banheiro está limpo? Há toalha, papel higiênico e sabonete? A sala foi arrumada com cadeiras suficientes?
• Tudo deve ser feito com muito amor, muito capricho e proporcionar um ambiente agradável e feminino.
• A presença de homens no Chá deve ser a mínima possível.
NA HORA DO ENCONTRO
• A equipe deve estar pronta na hora certa, o salão e o que será servido também;
• Receba as convidadas à porta. Acompanhe as pessoas até às mesas e faça apresentações, se necessário.
• Desenvolva a programação. Se tiver algo que fugiu ao controle, não perca a calma. Ore. Improvise. Use a criatividade que o Espírito Santo orientar. Deus socorrerá na hora certa;
• Esteja atenta para que nada falte nas mesas;
• Despeça-se das convidadas mostrando alegria pela participação. Quando oportuno, entregue material evangelístico para as que ainda não são crentes;
• Convoque a equipe para a limpeza final. Proporcione ambiente para que esse trabalho seja feito com disposição, sob os efeitos das boas coisas que aconteceram. Esteja atenta para que os fatos desagradáveis ou comentários desfavoráveis não se tornem o centro da conversa durante essa atividade final
SUGESTÃO DE PROGRAMA
I Parte
Boas Vindas (talvez nessa hora possa servir água, suco e torradas com patês diversos)
Participação Musical (solo, conjuntos - de preferência participação feminina
Momento de Comunhão (abraçar quem está ao lado, saber o nome, etc
Cânticos de Louvor (bem ensaiados, de preferência sem bateria).
Intercessão
Participação Musical
Mensagem (preletora convidada, que fale sobre tema relevante para a vida das mulheres. Não demore muito para chegar a esse momento, pois as mulheres ficam cansadas e não queremos que o objetivo do chá se perca
Ministração de Oração em função da mensagem.
II Parte
Chá (Nessa hora pode ser o chá propriamente dito, salgados quentes e bolo
Desfile de Modas (normalmente lojas da região onde está a igreja fazem isso gratuitamente e ainda oferecem brindes. É uma boa oportunidade para divulgação)
Sorteio de Brindes (que podem ser arrecadados entre as mulheres e comércio da região. As mulheres têm muita alegria em participar. Pode-se colocar, anexo ao programa, todos os que doaram alguma coisa, com o endereço). O sorteio de brindes pode também ser intercalado com o desfile.
Comunicações (propaganda sobre o trabalho de mulheres e a igreja
Agradecimentos
Oração e Encerramento
SUGESTÃO DE CARDÁPIO
- Água, sucos, chás (refrigerantes devem ser evitados. As bebidas devem ser servidas de preferência sem serem adoçadas. Deixar nas mesas envelopes de adoçantes e açúcar)
- Pequenos sanduiches em pão sem casca (de presunto, patês,etc)
- Bolos (laranja, cenoura, chocolate)
- Salgados (esfiha, pão de queijo – de preferência assados e não fritos)
- Bolo confeitado para ser servido no final
- Café para ser servido na saída e balas de menta
2) CHÁ NAS CASAS/SETORES
Visa a realizar um chá evangelístico a cada dois meses, num dos bairros que reúna um grupo de mulheres da igreja que possam convidar suas amigas:
Procedimento:
• Escolha do lugar
• Locação do Buffet ou escolha da equipe que preparará o cardápio
• Decoração do local
• Convites
Programação:
Jogos bíblicos ( 1 hora)
Mulheres com arte (canto, coreografia, teatro etc)
Filme (sobre biografia)
Reflexão Evangelística
Divulgação do trabalho feminino
Encerramento
(Durante o tempo da programação, o chá estará sendo servido)
EQUIPES SUGERIDAS E ATRIBUIÇÕES
Não ceda à tentação de programar esse evento sozinha ou com uma equipe muito pequena. Quanto mais mulheres você envolver na preparação, mais pessoas você terá comprometidas com o resultado e, provavelmente, que trarão mais pessoas.
As equipes poderão ser1. Equipe de louvor
Será responsável pelos instrumentistas e vocal, participações musicais, som, multimídia e coreografia.
2. Equipe de intercessão
Será responsável por orar e envolver a equipe em oração antes, durante e depois do Chá por meio de escalas, dias de oração, jejuns, momentos na sala de oração etc.
3. Equipe de Finanças e Venda de Convites
Será responsável pelo orçamento, controle de gastos, venda de convites relatório financeiro pós-chá
4. Equipe de Recepção e Suporte
Receber as convidadas conferindo os convites, cuidar do estacionamento, conduzir as convidadas às mesas, atender as mulheres durante o chá, entregar lembranças no final e servir cafezinho, caso houver.
5. Equipe de Aconselhamento
Preparar material de aconselhamento, caso haja decisões por Cristo, acompanhar mulheres que se decidirem, realizar um pequeno aconselhamento em local apropriado.
6. Equipe de Buffet e Copa
Definir cardápio, contratar buffet ou ver equipe para elaboração de lista de compras, confecção dos salgados e doces e tudo o que o Chá precisar. Se for decidido que as mulheres doarão os pratos, levando no dia, verificar a quantidade de pratos doces ou salgados e recomendar que sejam bem saborosos. Definir também como será servido e designar uma equipe para fazer isso, inclusive com uniforme, o que é bem agradável.
7. Equipe de desfile
Selecionar as lojas e roupas em acordo com a coordenação, recrutar as modelos que podem ser mulheres da igreja, o que é bem interessante e traz muita alegria ao ambiente, selecionar as músicas da trilha sonora do desfile, organizar a sala e roupas para o desfile; selecionar pessoas para maquiagem e arrumação dos cabelos das modelos.
8. Equipe de decoração e logística
Arrumação das mesas e cadeiras, decoração do ambiente, aluguel de toalhas e etc.
9. Equipe de Lembranças e Sorteio de Brindes
Providenciar, seja comprando ou confeccionando, lembranças para as convidadas, para a equipe, para a preletora e coordenadora do Chá.Incentivar a doação de brindes e arrecadá-los, embrulhar os brindes de forma bonita e arrumá-los na mesa e fazer o sorteio de forma alegre e descontraída. Normalmente, ou os convites já são numerados, o que é bom e ajuda no controle do número de convidadas, ou os números são dados à medida que as convidas vão chegando. Esses números podem estar em uma ficha em que a convidada preenche o seu nome, telefone e endereço e igreja que frequenta. Assim já se poderá saber quantas são as mulheres da igreja, quantas são de fora e se são evangélicas ou não. Esta ficha também ajuda em um acompanhamento posterior das mulheres e para que sejam feitos futuros convites para programações das mulheres.