domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vencendo os Desafios na Adolescência


“Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões” (At. 9.5)

A obediência nunca foi bem vinda na vida do ser humano. A criança começa a engatinhar, descobre como se abre o armário e daí derruba as panelas faz a maior bagunça e quando a mãe vai falar alguma coisa a criança não gosta, porque se agrada mais em fazer o que não é bom a obedecer sua mãe. E assim por toda vida a natureza humana luta contra a obediência.
E uma das fases da vida que é mais difícil obedecer é fase da adolescência e também da juventude. Como é difícil obedecer os pais nesta fase e também a Deus. Aos pais é difícil porque pensamos nesta fase que não dependemos mais de ninguém. A Deus porque o que o mundo oferece para o jovem é diabolicamente atrativo através da mídia e dos amigos.
Mas a Bíblia diz em Pv 6.20 “Filho meu guarde o mandamento do teu pai e não deixe a lei da sua mãe” e ainda “Fugi dos desejos da mocidade” (2Tm 2.22).Para mudar este quadro temos que aprender a exercitar a obediência aos pais e a Deus. Obedecer aos pais é um dos dez mandamentos que uma vez cumprido automaticamente nos trás bênçãos. Ele é nobre em relação aos demais mandamentos. Honrar pai e mãe é um mandamento com promessa e a promessa são longos dias na presença do Senhor, saúde, vitalidade, honra perante Deus.As vezes sinto-me sobressaltada com nossos adolescente ou seja,nossas crianças.Com o interrompimento cedo desta faixa etária.
Como perdem rápido a melodia da infância.Posso sentir o retorcer-se dos corpinhos das crianças sufocadas pelas vulgaridades,expostas à pornografia.
Meninas e meninos ainda pequenos são deixados em casa,e o inimigo sorrindo como ávido cafetão esperando a próxima ceifa de carne fresca.
A mídia está roubando a essência de uma adolescência feliz!
Pergunto: Onde estão as crianças?Alguém já notou que não há marcas de giz nas calçadas? Alguém já notou que não há bombolês à venda? O que aconteceu com o tamborilar dos pezinhos? Onde estão as meninas que eu conhecia? Onde estão os olhares tímidos e atitudes modestas,com meias soquetes e de presilhas?Porque as meninas que antes andavam de bicicletas estão agora empurrando carrinho de bebê? Muitos destes adolescentes foram atacados aos dez ou doze anos não têm sequer permissão de discutir o seu sofrimento.Outras foram espectadoras mas vítimas do mesmo jeito. Quantos adolescentes vivem dentro de um lar depravado.Crescem em desobediência.Testemunhando espancamentos,agressões gritos sufocados de socorro.Vocês que agora estão lendo este artigo sabem que estou dizenndo a verdade.sua puberdade fica prejudicada na confusão entre questões adultas e pensamentos infantis.O resultado é um coquetel de sofrimento uma vida de devassidão.As cicatrizes ficaram em seus corações como fantasma.Quero dizer-lhe que DEUS tem poder para apagar o que nem o sexo,nem as drogas, a bebida ou o dinheiro podem apagar.Nenhuma dessas soluções repugnantes pode curar o trauma.eles só anestesiam durante algum tempo.O meu Deus, porém, concerta bonecas(os quebradas(os) Ele costura com mãos hábeis os sonhos rasgados as esperanças destruídas.Corra para ele.Deus está me usando para falar com você neste momento.Jovens,adultos não recalcitre contras os aguilhões de Deus.Pois em (Hb 10.31 diz:Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo).Paulo estava a caminho de Damasco para prender os crentes. Eu creio que Deus já tinha falado com ele muitas vezes antes disto. Mas ele recalcitrava contra os aguilhões....
Antigamente e até hoje em alguns povos o boiadeiro conduz a boiada com uma vara comprida com uma lança de ferro na ponta. Esta vara chama-se “aguilhão” Quando o boi saia do caminho dos demais o boiadeiro zeloso e preocupado dava uma “aguilhada” no boi para que este voltasse ao caminho.

O boi que era esperto na primeira aguilhada voltava para o caminho, mas havia alguns que recalcitravam. No dicionário, a palavra “recalcitrar” significa: 1)Resistir obstinadamente, não obedecendo. 2.Revoltar-se. 3. Escoicear 4. Teimar, obstinar-se em. 5. Tr. dir. Replicar indelicadamente.

Cada aguilhada no boi era um ferimento. O animal sangrava a cada aguilhada. Quanto mais aguilhadas mais sofrimento. No caso do boi não lhe é respeitado o livre arbítrio, ou seja ele não pode escolher seu caminho e pela força bruta era levado ao caminho dos demais pelo boiadeiro

No caso do homem há o respeito do livre arbítrio. O homem pode desprezar a Deus e a seus pais e partir para onde quiser. O aguilhão de Deus é para vida, mas fugindo de Deus o que lhe espera é o aguilhão do diabo que é para a morte. O pecado é o aguilhão da morte, um aguilhão dolorido e que “sangra” a alma até a morte.

Com base nisto, o Eterno fala para muitos de nós: “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”.

Que possamos receber esta palavra como Paulo a recebeu se tornando num dos maiores evangelistas de todos os tempos.

O dia que aprendermos a não recalcitrar mais contra os aguilhões de Deus teremos como Paulo uma nova vida incendiada pelo amor e pelo poder de Deus.

Enquanto não vencermos a desobediência navegaremos na ilusão de um raquítico evangelho

Que Deus abençoe.