quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ESTILO DE DISCIPLINA ENTRE FILHOS




Os Pais Autocráticos

Há vários estilos disciplinares por parte dos pais. Os pais autocráticos são ditadores no lar. “É do meu jeito ou rua”, afirmam certos pais, em termos bem claros. Repetidas vezes, os filhos ouvem de pais e mães autocráticos: “Você vai fazer isso do meu jeito, senão...”, ou “Não pergunte por quê! Porque eu disse e está acabado!” Os pais autocráticos são fortes na disciplina de castigo e ameaça, mas fracos em relacionamentos. Eles têm um nível elevado de exigências, e um nível baixo de sensibilidade.
George Brackman, um conselheiro familiar, diz que os pais autocráticos emitem ultimatos aos seus filhos, tais como: “Faça isso, senão...!” “Não há discussão ou respeito pela posição ou pedido do filho... não há espaço para acordo”, escreve o Dr. Brackman. Os pais autocráticos “dão ordens e esperam obediência imediata – sem perguntas a fazer”.
Os pais autocráticos tendem a desenvolver filhos que se ressentem da autoridade e são limitados na auto-expressão. Os adolescentes que convivem com pais autocráticos frequentemente se tornam rebeldes. A frustração se desenvolve quando a criança se torna mais velha e o estilo autocrático não funciona mais. Porém, pelo fato de as linhas de comunicação não terem sido estabelecidas entre o pai autocrático e seu filho, há somente o silêncio – frequentemente repleto de mágoa e ira. 

Os Pais Permissivos

Os pais permissivos se orgulham de construir relacionamentos, mas são fracos em prover a disciplina que guia, estabelece os limites necessários e desenvolve a segurança na criança. Uma mãe permissiva poderia dizer: “Amo tanto os meus filhos que não consigo castigá-los”. Ela cometeu dois erros. Primeiro, está confundindo castigo e disciplina, e, segundo, acredita que castigo e amor são opostos.
Além de serem não-punitivos, os pais permissivos apresentam várias outras características. Eles realmente não querem estar no controle, e prefeririam que os filhos regulassem seu próprio comportamento. A razão prevalecerá sobre o poder na atitude de um pai permissivo. Os filhos não terão mais – se alguma – responsabilidades domésticas casos os pais sejam permissivos. Eles se desenvolverão como pessoas impulsivas, e, mais tarde, ficarão chocados ao descobrirem que seus “chefes” nem sempre os consultarão sobre toda decisão política.

Os Pais Indiferentes

O amor é o oposto do terceiro estilo de criação de filhos, os pais indiferentes. Esses pais são fracos tanto na construção da disciplina quanto do relacionamento. O que o filho ouve desses pais é: “Eu não me importo”. Os pais indiferentes vão desde não estar envolvidos com seus filhos até a total negligência. Eles minimizam a interação com seus filhos, que por sua vez crescem e se tornam execessivamente exigentes. Eles carecem de domínio próprio e se recusam a agir até mesmo de acordo com os padrões e regras razoáveis. Também se mostram agressivos.

Os Pais Relacionais

Pais relacionais cuidam o suficiente para disciplinar os filhos. Esses pais entendem a verdade disciplinar vital de que as regras sem o relacionamento produzem rebelião. O amor verbalmente expresso sem dar tempo leva à raiva. Muitos filhos são rebeldes e raivosos porque são criados por pais que não são relacionais.
Anteriormente, consideramos pais que são autocráticos. Os pais relacionais têm autoridade sem ser autocráticos. Eles têm o equilíbrio de ser exigentes e sensíveis. A pesquisadora da Universidade da Califórnia Diane Baumrind descobriu que esses pais utilizam métodos disciplinares que em primeiro lugar dão apoio, em vez de meramente punir. Os pais relacionais que têm autoridade exercem o controle sobre seus filhos, mas pelo fato de os entenderem, eles crescem em flexibilidade. Eles colocam limites, mas promovem a independência. Os limites definem o “campo de jogo”, a “arena de atividade”, em vez de serem cercas que aprisionam. Os pais relacionais fazem exigências aos filhos, mas explicam os motivos por que as exigências estão sendo feitas. Esses pais levam em conta o diálogo, para que o filho seja capaz de expressar a sua opinião.
A pessoa desenvolvida por pais assim sabe como fazer parte de um time. O filho desenvolve a confiança em si mesmo e cresce em responsabilidade. Em vez de ser agitado e de desenvolver quando adulto sempre uma busca por “pastos verdejantes”, seja no casamento ou no trabalho, as pessoas criadas por pais relacionais com autoridade tendem a ser pessoas satisfeitas.
Há uma grande quantidade de pesquisas e bibliotecas de livros do tipo “como dizer” sobre criar filhos. Mas se quisermos nos tornar pais que se relacionam bem com os nossos filhos corretamente, exercer a autoridade, mas sem tirania, e disciplinar de maneira eficiente, então precisaremos de sabedoria, inspiração e amor sobrenaturais. O nosso relacionamento com Deus determinará a qualidade do nosso relacionamento com nossos filhos.

Texto extraído da obra “Os 10 mandamentos da Criação dos Filhos: O que Fazer e o que não Fazer para Criar Ótimos Filhos”, editada pela CPAD.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SOLEADO - INSTRUMENTAL - musica clasica -

A Mulher Sábia (Proverbios (14..01)

A mulher cristã tem vários papéis a desempenhar na sociedade, na igreja e principalmente no lar, onde ela tem um ministério específico. Ela pode edificar, e construir, aliás, foi para isto que o Senhor a criou. Contudo, se não for sábia, pode vir a destruí-lo, com suas próprias mãos (Pv14.01b).Porque tamanha responsabilidade para nós mulheres? Quando Deus criou o homem, disse: "Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade." (Gn 2:18). Formou então Deus a primeira família, onde colocou a mulher como peça fundamental para esta formação e deixou em suas mãos a responsabilidade de ser o rochedo, o ponto de equilíbrio, a orientadora, a ajudadora junto ao marido, mais o privilégio único de ser mãe. Todas as mulheres sabem da importância que a nossa mãe teve em nossa vida. Foi ela que passou a maior parte do tempo conosco. Obviamente todas nós queremos ser bem sucedidas na vida como esposa, mãe, dona de casa, etc. Talvez você esteja refletindo e avaliando sua vida e chega a conclusão que não tem tido muito sucesso na vida e se pergunta: o que está acontecendo? Será que é falta de sabedoria? O que fazer? Deus quer restaurar a sua vida, família e casamento. Em Tiago 1:5 está escrito: "E, se alguém de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente." Vejo que o primeiro passo seria ter uma vida de total compromisso com Deus, querer ser segundo o coração de Deus. Em Lc 10:38 podemos perceber claramente em Maria o compromisso profundo, um desejo enorme de ouvir e de estar na presença do Senhor. Compromisso com Deus gera santificação. E é isto que Deus espera de nós: "Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1:16). E o segundo passo seria pedir sabedoria a Deus. Por quê pedir sabedoria não é o primeiro passo? A questão é que se nós não tivermos compromisso com Deus, nós podemos até pedir, Deus pode até nos dar, mas nós não vamos saber usá-la e de nada vai adiantar, pois nos falta compromisso com Deus, controle do Espírito Santo e falta do senhorio de Cristo na vida. Portanto, para termos os nossos lares edificados, precisamos ser sábias. E para obtermos esta sabedoria, faz-se necessário uma vida de compromisso total com Deus. Lembre-se sempre, mulher, que o seu lar precisa de você e que Deus lhe fez para construir, edificar, ajudar e orientar. Deus lhe fez para ser coluna no lar, inabalável!

Anatomia dos órgãos sexuais-Parte 2

PRÓSTATA: é um órgão constituído principalmente de musculatura lisa e que produz parte (30%) do líquido seminal (as vesículas seminais produzem os 70% restantes). É na próstata que os espermatozóides se misturam ao líquido seminal, formando o esperma. Durante a ejaculação, a próstata se contrai enérgica e ritmicamente, impulsionando o esperma (líquido seminal mais espermatozóides) em jatos, através da uretra. · GLÂNDULAS BULBOURETRAIS: são chamadas também de glândulas de Cowper. Elas produzem um líquido (emissão) que é eliminado pelo homem excitado antes da ejaculação. Não se sabe ao certo a importância da emissão. Parece ter a função de limpar e acertar a acidez da uretra para proteger os espermatozóides. É muito importante ressaltar que a emissão contém espermatozóides, o que torna possível a gravidez mesmo sem ejaculação e, nos homens contaminados pelo HIV, pode apresentar o vírus da AIDS. Por esse motivo a camisinha deve ser colocada antes de qualquer penetração, assim que o pênis estiver ereto. · URETRA: é o canal que parte da bexiga urinária, passa pela próstata e percorre o pênis, abrindo-se na glande para o meio exterior. Pela uretra passa a urina, na micção, e o esperma, na ejaculação. A mucosa (revestimento interno) da uretra é muito permeável e portanto sujeita ao ataque de microor-ganismos. Daí a grande importância de se usar camisinha em caso de o conjugê ter alguma doença venérea transmissível. · PERÍNEO: no homem é a região compreendida entre o escroto e o ânus. Por ser rica em terminações nervosas é zona erógena, tanto no homem quanto na mulher. Pastor Josué Gonçalves

domingo, 12 de agosto de 2012

Anatomia dos orgãos sexuais-parte1 Orgão sexuail masculino

Conhecer a anatomia do órgão genital é de fundamental importância para se compreender melhor o sexo e a sexualidade. · PÊNIS: é o órgão sexual masculino e relaciona-se com quatro importantes funções: penetração, alta sensibilidade erógena, introdução do esperma na vagina e micção (urinar). Quando o Pênis está flácido, fica com a glande coberta pelo prepúcio. O Pênis é chamado de circuncidado quando houve remoção do prepúcio. Quando está ereto, fica com a glande exposta. · PREPÚCIO: é a pele que recobre a glande (veja também fimose). · CORPOS CAVERNOSOS: constituem a parte principal do corpo do pênis e são formados por um tecido cheio de cavidades, que se enchem de sangue quando há ereção do pênis. · CORPO ESPONJOSO: localiza-se abaixo dos corpos cavernosos e se dilata na sua terminação para formar a glande do pênis. No homem, a uretra passa pelo interior do corpo esponjoso. · GLANDE DO PÊNIS: é também conhecida como cabeça do pênis e é formada pela dilatação terminal do corpo esponjoso. A glande é muito rica em terminações nervosas e por isso é muito sensível, sendo a principal zona erógena do homem. O pequeno orifício presente na glande é o meato uretral (ou orifício uretral), por onde sai a urina na micção e o esperma na ejaculação. · FRÊNULO: é o que liga a glande à região posterior do pênis. Quando ele é curto faz com que, no pênis ereto, a glande se curve, dificultando as atividades sexuais e causando dor. Esta situação pode ser resolvida com uma pequena cirurgia muito simples, chamada Fimose. · ESCROTO (saco): é uma bolsa de pele e músculos lisos dividida internamente em dois compartimentos. Cada um deles contém um testículo e um epidídimo, sendo o testículo esquerdo um pouco mais baixo que o direito (nos canhotos pode ser ao contrário). Para produzir espermatozóides, os testículos precisam estar numa temperatura um pouco inferior à do corpo, por isso eles se localizam no escroto. Quando a temperatura ambiente está elevada os músculos se relaxam, afastando os testículos do corpo. Ao contrário, já em baixas temperaturas ambientais, os músculos se contraem, aproximando os testículos do corpo. Escroto quer dizer bolsa ou saco, portanto as expressões bolsa escrotal e saco escrotal são incorretas por redundância. · TESTÍCULOS: são as gônadas (glândulas sexuais) masculinas. A partir da puberdade eles produzem os espermatozóides e o hormônio masculino, a testosterona, responsável pelos caracteres sexuais secundários masculinos e pelo desejo sexual. No interior dos testículos encontram-se os túbulos seminíferos, nos quais são produzidos os espermatozóides. Pancadas nos testículos, além de muito dolorosas, podem ter graves conseqüências. Por isso, eles devem ser protegidos na prática esportiva ou em outras atividades que tenham risco de trauma. Às vezes o testículo sofre torção e, se ele não retornar para a sua posição normal, poderá ocorrer necrose e perda do testículo. Se isso acontecer com você, procure auxílio médico com urgência. · EPIDÍDIMO: é uma estrutura com o formato da letra C, situado na margem posterior de cada testículo. No epidídimo os espermatozóides são armazenados e é neste local que parte do fluido seminal é produzido. · ESPERMATOZÓIDES: são os gametas (células reprodutoras) masculinas, produzidos nos túbulos seminíferos dos testículos, armazenados temporariamente no epidídimo e conduzidos à próstata através dos dutos deferentes. · DUTOS DEFERENTES: são a continuação dos epidídimo e conduzem os espermatozóides até ao duto jaculatório, já junto à próstata. Os dutos deferentes são também conhecidos como canais deferentes. · VESÍCULAS SEMINAIS: localizam-se bilateralmente atrás da bexiga urinária e têm como função produzir a maior parte - 70% - do líquido seminal que nutre e protege os espermatozóides. Durante a ejaculação, as vesículas seminais se contraem ritmicamente, impulsionando seu conteúdo para a próstata. Continue lendo...