Aconselhamento,E.B.D,Estudos Bíblicos,Reflexões,Modas Etc. este é meu primeiro blogger SEJA BEM-VINDO!!!
domingo, 12 de agosto de 2012
Anatomia dos orgãos sexuais-parte1 Orgão sexuail masculino
Conhecer a anatomia do órgão genital é de fundamental importância para se compreender melhor o sexo e a sexualidade.
· PÊNIS: é o órgão sexual masculino e relaciona-se com quatro importantes funções: penetração, alta sensibilidade erógena, introdução do esperma na vagina e micção (urinar). Quando o Pênis está flácido, fica com a glande coberta pelo prepúcio. O Pênis é chamado de circuncidado quando houve remoção do prepúcio. Quando está ereto, fica com a glande exposta.
· PREPÚCIO: é a pele que recobre a glande (veja também fimose).
· CORPOS CAVERNOSOS: constituem a parte principal do corpo do pênis e são formados por um tecido cheio de cavidades, que se enchem de sangue quando há ereção do pênis.
· CORPO ESPONJOSO: localiza-se abaixo dos corpos cavernosos e se dilata na sua terminação para formar a glande do pênis. No homem, a uretra passa pelo interior do corpo esponjoso.
· GLANDE DO PÊNIS: é também conhecida como cabeça do pênis e é formada pela dilatação terminal do corpo esponjoso. A glande é muito rica em terminações nervosas e por isso é muito sensível, sendo a principal zona erógena do homem. O pequeno orifício presente na glande é o meato uretral (ou orifício uretral), por onde sai a urina na micção e o esperma na ejaculação.
· FRÊNULO: é o que liga a glande à região posterior do pênis. Quando ele é curto faz com que, no pênis ereto, a glande se curve, dificultando as atividades sexuais e causando dor. Esta situação pode ser resolvida com uma pequena cirurgia muito simples, chamada Fimose.
· ESCROTO (saco): é uma bolsa de pele e músculos lisos dividida internamente em dois compartimentos. Cada um deles contém um testículo e um epidídimo, sendo o testículo esquerdo um pouco mais baixo que o direito (nos canhotos pode ser ao contrário). Para produzir espermatozóides, os testículos precisam estar numa temperatura um pouco inferior à do corpo, por isso eles se localizam no escroto. Quando a temperatura ambiente está elevada os músculos se relaxam, afastando os testículos do corpo. Ao contrário, já em baixas temperaturas ambientais, os músculos se contraem, aproximando os testículos do corpo. Escroto quer dizer bolsa ou saco, portanto as expressões bolsa escrotal e saco escrotal são incorretas por redundância.
· TESTÍCULOS: são as gônadas (glândulas sexuais) masculinas. A partir da puberdade eles produzem os espermatozóides e o hormônio masculino, a testosterona, responsável pelos caracteres sexuais secundários masculinos e pelo desejo sexual. No interior dos testículos encontram-se os túbulos seminíferos, nos quais são produzidos os espermatozóides. Pancadas nos testículos, além de muito dolorosas, podem ter graves conseqüências. Por isso, eles devem ser protegidos na prática esportiva ou em outras atividades que tenham risco de trauma. Às vezes o testículo sofre torção e, se ele não retornar para a sua posição normal, poderá ocorrer necrose e perda do testículo. Se isso acontecer com você, procure auxílio médico com urgência.
· EPIDÍDIMO: é uma estrutura com o formato da letra C, situado na margem posterior de cada testículo. No epidídimo os espermatozóides são armazenados e é neste local que parte do fluido seminal é produzido.
· ESPERMATOZÓIDES: são os gametas (células reprodutoras) masculinas, produzidos nos túbulos seminíferos dos testículos, armazenados temporariamente no epidídimo e conduzidos à próstata através dos dutos deferentes.
· DUTOS DEFERENTES: são a continuação dos epidídimo e conduzem os espermatozóides até ao duto jaculatório, já junto à próstata. Os dutos deferentes são também conhecidos como canais deferentes.
· VESÍCULAS SEMINAIS: localizam-se bilateralmente atrás da bexiga urinária e têm como função produzir a maior parte - 70% - do líquido seminal que nutre e protege os espermatozóides. Durante a ejaculação, as vesículas seminais se contraem ritmicamente, impulsionando seu conteúdo para a próstata.
Continue lendo...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário