sábado, 13 de fevereiro de 2016

6 SIGNIFICADO DA DRACMA PERDIDA II

           Seis valores espirituais sobre está parábola

(1º)-A dracma perdida (2º)-A direção do Espírito Santo (3º)-Verdade Central (4º)-Acendendo o candelabro(5º)-O valor da dracma (6º)-Uma mulher estrategista. .
Nesta parábola da dracma perdida, o Senhor nos fala de algo precioso que tinha sido perdido e foi achado e encontrando-o enche-se de alegria pela reconquista do que lhe é valioso. A dracma era uma moeda de prata usada na Grécia.(1º)- Assim, a palavra de Deus nos mostra que “perder a dracma”, significa perder uma das verdades ou dos conhecimentos da verdade, da redenção.  Há várias situações em que se pode perder uma verdade.  por exemplo: quando nos despojamos negligentemente perdermos uma convicção que sabemos ser verdadeira e justa, e adotamos outra, falsa, em seu lugar. Ou quando abrimos mão de um  princípio verdadeiro que era para nortear nossa vida, e agimos contra esse princípio. Ou, também, quando deixamos esmaecer a visão de um ideal bom, do qual nos desviamos por desânimo, falta de coragem ou falta de empenho. Nesta parábola é a “mulher” que perde. A “mulher”, na Palavra, significa a Igreja. Portanto devemos estar alertas para que não correr o risco de perder a dracma da redenção na vida de cada um de nós. Quando deixamos de ter afeição pela verdade, andamos errantes, adotando qualquer princípio que nos satisfaça, mesmo que nos induza ao  erro. (2)-A direção do Espírito Santo O crente  fiel anda na direção do Espírito Santo, que tem preparado um povo a redenção. A Igreja representa a verdade, devemos estar alertas numa vida de constante oração, pois vivemos os últimos tempos, momento de vigilância para não perder o maior bem que temos que é a salvação. A Igreja fiel tem a direção do Espírito Santo que guia a vida de um povo que vive na revelação da palavra e na fé.Viver em perfeita harmonia entre os irmãos que forma o corpo de Cristo, uma só Igreja, um só corpo espiritual cujo cabeça é o Senhor Jesus.(Ef        ).
A Igreja é vista espiritualmente como a noiva, e Esposa do Cordeiro. Cabe a essa noiva, a nova Jerusalém, por meio da evangelização, da divulgação de suas doutrinas celestes e do testemunho vivo de seus membros, restaurar no mundo o verdadeiro equilíbrio entre fé e a dádiva preciosa do amor. A noção de um relacionamento possível que deve ser espiritual e eterno diante do Senhor. O Senhor quer revelar a Sua Palavra ao nosso entendimento e para isso os olhos do nosso coração precisam estar iluminados.(Tendo iluminado os vosso  olhos do vosso entendimento, para que saibas qual seja a esperança da vocação(Ef 1.18,19).   Precisamos dar valor ao que realmente é valorizado por Deus, jogarmos fora toda sujeira que estava em nosso coração e compartilhar com o próximo o nosso maior tesouro: Jesus. “Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la? E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.” (Lucas 15:8,9) (3)-A verdade Central A história da dracma perdida é o resgate da nossa identidade cristã. A mulher é a figura da igreja que, com diligência, deve procurar o que foi perdido, como valores, conceitos, fidelidade e aliança com o passar do tempo. A parábola da dracma perdida mostra a diligência de uma mulher que ao perder algo precioso foi à sua procura, sem hesitar. E só encontramos o que perdemos quando acendemos a luz.Jesus afirmou:"Eu sou a luz do mundo e Quem me segue não andará em trevas". Afinal, o escuro dificulta o reconhecimento e a busca. O ato de varrer significa tirar a sujeira. A igreja é responsável por limpar toda sujeira com diligência, cautela e muita observância.(4º)-Acendendo o Candelabro. Quando alguém procura algo, quer iluminar ao máximo o ambiente para enxergar da melhor forma possível.(4º)- O candelabro é um sinal no mundo espiritual. Jesus disse que Ele é o candeeiro de ouro que anda no meio da Igreja, na nossa casa, dentro de nós (Ap 1:12-15). A memória significa que por sete dias na semana não faltará a luz de Deus na sua casa. Onde existe a luz de Deus, as trevas não podem entrar, fazer visitação. Quando a luz é acesa e uma busca diligente se inicia, muita sujeira que estava escondida é dissipada. O desejo de Deus é que tiremos da nossa vida tudo aquilo que  não lhe agrada e isso só é possível se nos voltarmos aos princípios da Palavra. A luz da Palavra de Deus arrancará da sua vida todas as trevas e o conduzirá por um lugar seguro.(5º)- O valor da dracma. A dracma perdida possui um valor espiritual: a fidelidade. A dracma representava uma aliança. Toda mulher casada usava um enfeite na testa, como por exemplo um colar formado por dez moedas de prata e uma moeda maior no centro. Perder a dracma significava colocar em risco a sua descendência, pois a dracma era um sinal profético de perpetuação da geração. Muitas pessoas perderam muitas coisas valorosas na vida, mas hoje é o seu dia de achar a dracma, por que a sua vida e a sua casa receberão a limpeza de Deus.(6º)- Uma mulher estrategista. É interessante a postura da mulher ao encontrar a dracma, pois normalmente quando perdemos algo de valor e encontramos, guardamos em um lugar seguro por medida de segurança. Ao invés de guardar e esconder tão valioso objeto, convidou todos os seus vizinhos, aqueles que se alegrariam com ela, que não tirariam por menos tal acontecimento. Ela compartilhou a bênção com aqueles que compreendiam o verdadeiro significado de encontrar algo precioso que estava perdido. Mais Palavra para você A ordem do Senhor é esta: AVANCEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário