quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Mulher Controlada Pelo Espírito Santo

Todas as pessoas desejam conhecer a si mesmas. Querem entender mais acerca dos seus sentimentos, emoções, ações e reações. Sentem-se motivadas a descobrir seus pontos fortes e fracos, procurando atingir um equilíbrio que as leve a uma vida plena, tanto interiormente quanto ao relacionamento com outras pessoas.

A Bíblia, mostrando como o temperamento exerce grande influência na vida de cada uma e o que pode ser feito para tirar proveito das características únicas e particulares de cada mulher.

A Bíblia,nos ajudará a conhecer-nos melhor.E nos levará a descobrir como ter uma vida sob o controle do Espírito Santo. Não importa quem você é ou como tem vivido até hoje. Deus, em sua infinita sabedoria, coloca a seu dispor o seu próprio Espírito para ajudá-la a vencer suas fraquezas e potencializar suas virtudes
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:22,23) - (Efésios 5:9) - (Romanos 6:22).

O fruto do Espírito é a verdadeira característica da vida cristã. Pelo fruto do caráter, manifestado em sua vida diária, é que o cristão dá evidência da vida de Cristo em seu interior (Mateus 7:16b-20).

O propósito da árvore é produzir fruto. Jesus não tinha lugar para a árvore infrutífera. As verdadeiras virtudes cristãs são fruto do Espírito e não do esforço humano. Temos o fruto do Espírito quando temos o Espírito. Só podemos produzir o fruto quando vivemos em harmonia e cooperação com o produtor do fruto. O FRUTO DO ESPÍRITO É O CARÁTER DE CRISTO, PRODUZIDO PELO ESPÍRITO DE CRISTO NO SEGUIDOR DE CRISTO.

Só quando estamos cheios do Espírito é que manifestamos a plena frutificação das virtudes cristãs. O maior tesouro do crente é esta corrente dourada composta de nove preciosos elos, no qual está gravado o "FRUTO DO ESPÍRITO".

Diferença entre Dons e Fruto do Espírito

Dons - qualificações espirituais (o que a pessoa pode fazer no serviço do Senhor)

Fruto - caráter espiritual (o que a pessoa é no Senhor)

Dons - vem com o Batismo com o Espírito Santo.

Fruto - vem no Novo Nascimento e Permanecer em Cristo.

Dons - recebidos instantaneamente

Fruto - desenvolve gradualmente

Dons - (por si mesmo) não são um meio de julgar a profundidade de nossa vida espiritual, mas o

Fruto - é o critério básico de desenvolvimento da vida e caráter espiritual.

Dons - são certas capacidades espirituais, concedidas pelo Espírito Santo, no reino espiritual, segundo a sua escolha divina, para serem usados no serviço espiritual.

Fruto - nada tem a ver com o que o indivíduo possa fazer no serviço do Senhor.

Dons - são concedidos pelo Espírito Santo (I Coríntios 12:11), instantaneamente (Atos 2:4, Atos 19:6).

Fruto - é resultante de um desenvolvimento lento e gradual.

Muitos olham com reverência alguém que possua muitos dons do Espírito, como se isso indicasse um indivíduo superespiritual, mas o dom em si não significa isto e sim o fruto
Amor - "Mas o fruto do Espírito é o amor..." Gálatas 5:22

Principal característica do cristão (I João 4:7,8). O amor é a evidência de que a pessoa é de Deus. Interiormente e externamente. Jesus disse (João 13:35 e Lucas 6:27,28).

Este amor não pode ser produzido por esforço humano. Um amor assim é produto do amor de Deus derramado pelo Espírito Santo (Romanos 5:5). Estar cheio do Espírito é estar cheio de amor.

Alegria - "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça e paz, e alegria no Espírito Santo" (Romanos 14:17).

A alegria é a reação do amor às misericórdias, bênçãos e benefícios de Deus. Não depende das circunstâncias, confia em Deus mesmo nas circunstâncias mais penosas. Quando o Espírito nos enche, a alegria do Senhor transborda em nós, pois "na tua presença há plenitude de alegria" (Salmos 16:11).

Paz (Romanos 14:17)

A paz é mais profunda e constante que a alegria. Jesus disse: (João 14:27). O fruto do Espírito, a paz, é uma característica interior que se manifesta em relação pacífica com os outros. Significa libertar-se de um espírito agressivo, contencioso ou partidário. Ela busca viver em harmonia para com todos.

Longanimidade - paciência.

Não é uma característica predominante do espírito humano. A maioria de nós carece desta graciosa virtude. Ela é, porém, um traço muito especial do caráter de nosso amoroso Senhor, e precisamos nos aproximar cada vez mais dEle, para que esta graça esteja em nós. Como o cristão precisa da ajuda do Espírito Santo nesta área de semelhança com Cristo! (Tiago 1:4). O Senhor é paciente conosco para que sejamos pacientes com os outros. (II Pedro 3:9, Salmos 86:15).

Benignidade - delicadeza.

É quando somos amáveis com os outros, tratando com delicadeza. Por mais firme que alguém deva tornar-se na reprovação, jamais terá de tornar-se maldoso. (I Coríntios 13:4).

Bondade - (Efésios 5:9)

Atos de bondade, bondade mostrada a outros. "Bondade é o amor em ação". É amor beneficiando a outros. Quando o Espírito Santo invade o ser, existe um fluxo de bondade em direção a todos os homens.

Fidelidade de caráter e conduta produzida pela fé. Fé nas pessoas, quando não somos desconfiados e nem infiéis.

Mansidão - Jesus disse (Mateus 11:29)

Mansidão é lentidão em irar-se e ficar ofendido. Os mansos não são violentos, ruidosos ou agressivos. Eles não brigam, não discutem, nem contendem. Mateus 5:5

Domínio Próprio - autocontrole.

É o verdadeiro amor a si mesmo. Significa autocontrole completo, sobre a ira, paixão carnal, apetites, desejo de prazeres mundanos e egoísmo.


Ao resumir o tema do fruto do Espírito, é enfatizado que essas características não são impostas ao cristão externamente, mas resultam da vida de Cristo em seu interior. Elas descrevem o caráter de Jesus Cristo na vida do crente.


2 comentários:

  1. Que Deus nos dê forças para buscarmos viver essas verdades. Que não sejamos "leitoras" esquecidas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus nos dê forças para vivermos essas verdades, que não sejamos "leitoras"esquecidas. Obrigada!

    ResponderExcluir