Situe-se...

href="http://www.textoconbrillo.net/" target="_blank" title="Texto con brillo">lucia

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Cristão e os Temperamntos


Introdução

Deus nos criou à Sua imagem e semelhança e, como Ele, nós temos sentimento, emoção e razão. O que nos faz diferentes uns dos outros são as atitudes com que expressamos o nosso sentimento, a nossa emoção e a nossa razão.


Os temperamentos explicam o nosso comportamento, mas não devem servir de desculpa para ele.


Nosso temperamento é parte permanente de cada um de nós e ele ficará conosco do começo ao fim de nossa vida. O temperamento é inato, a criança já nasce com um determinado temperamento. Ele poderá modificar-se um pouco durante certos períodos de nossa vida, à medida que amadurecemos, passando da infância à juventude, e daí para a vida adulta. Os temperamentos básicos não se modificam. Entretanto, seus pontos negativos podem ser disciplinados, reorientados e até corrigidos com o auxílio do Espírito Santo. Teremos que determinar quais são os aspectos de nosso temperamento que interferem como nosso desenvolvimento espiritual, e depois iniciar uma renovação do Espírito Santo para superar estas fraquezas. A idéia de reconhecer os pontos positivos e negativos de cada temperamento ajuda-nos a compreender a nós mesmos e aos outros, de forma bem melhor. Quando entendemos que, pelo Espírito Santo, nossas fraquezas podem ser modificadas, passamos a revestir-nos das características do temperamento controlado pelo Espírito Santo.
Os quatro temperamentos são: Colérico – Fleumático – Melancólico – Sanguíneo O grau de temperamento é variável de pessoa para pessoa. Alguém pode ser 40% sanguíneo e 60% melancólico. Ou alguém pode ser 40% sanguíneo, 20% colérico, 25% melancólico e 15% fleumático.
Entenda que não há temperamento melhor e pior, cada um tem seus pontos fortes e seus pontos fracos.
Romanos 7:18-20
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”.
Um psicólogo chamado Jung se preocupou em estudar a comunicação entre as pessoas a fim de que possamos nos orientar melhor dentro dos quadros de referência do outro. Na sua experiência do dia a dia, ele percebeu que a presença do seu próximo é um desafio constante. O ouro não é tão semelhante a nós conforme desejaríamos. Não é raro ouvir o marido irritado dizer que não entende a esposa e a mãe queixar-se de absolutamente desconhecer a própria filha. Também nas relações de amizade e de trabalho surgem freqüentes desentendimentos que deixam cada pessoa perplexa face às reações do outro.
Jung descobriu duas atitudes básicas no comportamento do homem que estão intrinsecamente ligadas ao temperamento. Estas atitudes são: INTROVERSÃO E EXTROVERSÃO.
Na Introversão incluem-se os melancólicos e fleumáticos. Na extroversão incluem-se os sangüíneos e coléricos.
beijos N'alma
Temperamento não é o mesmo que caráter e também não é o mesmo que personalidade. Vejamos as diferenças:

Caráter – O caráter é o verdadeiro eu. A Bíblia se refere a ele como a “essência secreta do coração”. É o resultado do temperamento natural aprimorado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações.
Personalidade – É o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos.
Em muitos casos, a personalidade é uma fachada agradável para um caráter mau.
A Bíblia nos diz, I Sm 16:7 “O homem olha a aparência externa, e Deus olha o coração!” e Pv 4:23 “As fontes da vida têm origem no coração.” A área para mudar-se de procedimento está dentro de cada um nós e não fora de nós.

Temperamento – É a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento da pessoa. Essas características são coordenadas geneticamente com base na nacionalidade, raça, sexo, e outros fatores hereditários que são transmitidas pelos genes.
Em resumo, o temperamento é o que nascemos com ele, o caráter é o nosso temperamento trabalhado pela formação, e a personalidade é a parte externa de nós mesmos.

Vamos, rapidamente, conhecer cada um dos quatro temperamentos, para que, depois de fazer o teste, você consiga identificar os pontos positivos e negativos do seu temperamento. Nas próximas aulas estudaremos mais profundamente cada temperamento individualmente. É importante você conhecer não somente o seu temperamento, mas também o das pessoas que são mais próximas como, família ou seus liderados.

SANGUÍNEO
Atores, Vendedores, Oradores, Recepcionistas, Desportistas.

Qualidades: Comunicativo, Destacado, Entusiasta, Amável, Delicado, Simpático, Bom companheiro, Compreensivo, Crédulo.
Defeitos: Pusilânime (falta de decisão, de coragem), Instável, Inconstante, Indisciplinado, Impulsivo, Inseguro, Egocêntrico, Barulhento, Exagerado, Medroso.

COLÉRICO
Produtores, Construtores, Líderes, Professores, Ditadores, Políticos, Gerentes.

Qualidades: Enérgico, Corajoso, Otimista, Prático, Eficiente, Decidido, Líder, Audacioso.
Defeitos: Se ira facilmente, Sarcástico, Impaciente, Prepotente, Intolerante, Vaidoso, Auto-suficiente, Tem habilidade para o mal.

MELANCÓLICO
Artistas, Músicos, Poetas, Inventores, Decoradores, Filósofos, Mestres, Contadores, Eletricistas, Escritores.

Qualidades: Habilidoso, Minucioso, Sensível, Perfeccionista, Esteta, Idealista, Leal, Dedicado.
Defeitos: Egoísta, Retraído, Pessimista, Teórico, Anti-social, Crítico, Vingativo, Inflexível.

FLEUMÁTICO
Diplomatas, Administradores, Professores, Técnicos, Cientistas, Líderes, Médicos, Artistas Plásticos, Donas de Casa.

Qualidades: Calmo, Tranqüilo, Cumpridor, Eficiente, Conservador, Prático, Líder, Diplomata, Bem-humorado.
Defeitos: Calculista, Temeroso, Indeciso, Contemplativo, Desconfiado, Pretensioso, Introvertido, Desmotivado.

Não Importa quem somos. Todos nós possuímos pontos positivos e negativos. Quanto mais traços positivos, tanto mais também os traços negativos.

SANGUÍNEO
Atores, Vendedores, Oradores, Recepcionistas, Desportistas.

Pontos Fortes:
ØEle é apreciador da vida, interessa-se por tudo a sua volta.
É otimista e crê em meio às maiores adversidades.
É cordial com todos.
Vive no presente.
Esquece com facilidade o passado e não pensa muito no futuro.
Se entusiasma com pequenas e grandes coisas.
ØSe o projeto em que está fracassou estará pronto para começar outro.
ØTem afeição genuína para com as pessoas, é amistoso por natureza.
ØAprecia muito fazer novas amizades e gosta de estar perto das pessoas.
ØSente-se inquieto quando alguém não está feliz e quer fazê-lo sentir-se feliz.
ØPossui um coração terno em compassivo.
ØÉ o mais sensível às necessidades dos outros.
ØÉ sincero na exposição dos seu sentimentos.
ØEle ama e esquece alguém mais depressa do que qualquer outro temperamento.
ØA alegria do sanguíneo têm enriquecido o mundo com um sabor especial.

Ele tem potencialidades especiais para viver uma vida rica. Tem um olho aberto para as riquezas da vida. Ele vive, vê, ouve, percebe mais do que os outros. Ele tem um olho para formas, cores, para a natureza, arte, povo, animais e plantas, para o grande e pequeno. Sua vida está cheia não somente com muitas impressões, mas com impressões diferentes e sempre mudando. Por isso nunca tem tempo de ser monótono inerte.

O saguíneo é terno e simpático, ele pode verdadeiramente cumprir:
"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram".

Pontos Fracos:

ØÀs vezes é pouco prático.
ØÉ agitado e turbulento.
ØÉ geralmente indisciplinado.
ØÉ indeciso e de pouco coragem.
ØEstá pronto a correr em toda direção sem analisar o quadro todo.
ØNão conhece suas limitações.
ØÉ perito em começar as coisas e não termina-las.
ØNão é um observador de horários.
ØTende a se esquecer com certa facilidade de compromissos e decisões que tomou.
ØÉ fraco em sua vontade. Decide rápido, mas nem sempre mantém a decisão
ØÉ egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos.
ØPossui uma instabilidade emocional. Desanima com facilidade, mesmo sendo um temperamento alegre. Isto se deve a emotividade.
ØTende a desculpar-se sempre de suas fraquezas.
ØSente pena de si mesmo – Autocomiseração.
ØSua natureza ardente pode leva-lo a explodir em ira, mas depois de tê-lo feito esquecerá de tudo.
ØSe arrepende com facilidade e prontamente pedirá perdão.
ØNo campo espiritual o Sangüíneo se arrepende inúmeras vezes pelo mesmo pecado.


Sugestões para ajudar o sanguíneo:

As falhas do sangüíneo são abertas para todos fora dele. Nele falta firmeza espiritual, domínio próprio, é facilmente intoxicado por todas as experiências e perde a firmeza e estabilidade, coerência e a continuidade na sua vida. Logo, orar por ele é crucial para que o Espírito Santo desça sobre ele e lhe dê domínio próprio, firmeza espiritual e todos os outros dons que o Espírito quiser lhe dar.
Um sangüíneo bem disciplinado torna-se um bom e valioso crente.

O apóstolo Pedro era sanguíneo

O sangüíneo tem o “sangue quente”. “As falhas de Pedro estavam justamente no calor do seu coração”. Ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava ao Senhor intensamente e era o seu companheiro de todas a horas, Mt.17:1, Jo.21:17. Demonstrava publicamente as suas emoções para com o Senhor, Jo.6:69. Era desinibido e sincero, Lc.5:8. Comunicativo, sempre respondia com entusiasmo às emoções do seu coração, Mt.14:28-29; Jo.18:10; Submetendo suas fraquezas ao Senhor e cheio do Espírito Santo, Deus o fortaleceu, 1Pe.5:10. Através do livro de Atos podemos ver que seus defeitos foram superados pelas qualidades, que se realçam em poder nas palavras, constância, coragem, sabedoria, alegria, humildade, amor, amabilidade, fé, paciência e liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja Uma Mulher Virtuosa!

ARQUIVO DO BLOG Mulher Virtuosa Deus quer te usar

Quem sou eu

Minha foto

Alguns fatos sobre mim:Primeiramente amo a Deus o criador do universo.Amo minha família.Amo meus amigos.Amo fazer o bem sem olhar a quem.Sou uma mulher que chora não porque sou fraca mas porque tenho sesnsibilidade.Uma mulher que chora é poderosa sabe porque? ás lágrimas de uma mulher é como dinamite diante do seu criador.Sou feliz pois Deus tem sido compassível á mim colocando pessoas especiais ao meu caminho tenho um esposo maravilhoso.Procuro vivenciar a cada dia o gostoso sabor do amor,quebrando o maior de todos os paradgmas.A felicidade é somente para aqueles que amam como Cristo amou.Ah,sou desprovida de beleza física,minha beleza está no meu interior.Também não importo ser
cotraversial.Amo envelhecer porque só assim é que eu amadureço.Eu amo ser diferente.Se precisar de mim mande-me um recado pelo vento,estarei aqui sempre.
Minhas redes sociais:
 

Pesquisar este blog

Minha Filha Ana Paula e Meu neto Marcos Vinícios

Minha Filha Ana Paula e Meu neto Marcos Vinícios

Minha Mãe e eu.

Minha Mãe e eu.

Meu Amor Pedro Guilherme

Meu Amor Pedro Guilherme

Minha Família

Minha Família

Simplesmente,Linda!!!

Simplesmente,Linda!!!

Meus Amores,Minhas Vidas

Meus Amores,Minhas Vidas

Karol e Felipe

Karol e Felipe
Meus netos

Minha Neta Karol,Lucas,Felipe e Meu Filho Salomão

Minha Neta Karol,Lucas,Felipe e Meu Filho Salomão

Meu neto Felipe

Meu  neto  Felipe
Que Deus ilumine vida desta linda criaturas.

SEJA BEM-VINDO A ESTE BLOGGER DE MULHER VIRTUOSA DEUS QUER TE USAR.

ESTE BLOGGER,É PARA VOCÊ MULHER,QUE DESEJA SER SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.







Flores-e-Rosas - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Agradecimentos - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

























































































































































































EU E MINHA FILHOTA CLÁUDIA

Minha Família

Minha Família
Meu Genro Cris e Minha filha Cláudia

Minha Netinha Karol Izidoro

minhas imagens

minhas imagens
Mues netos Pedro e Ingrid Izidoro

Minhas imagens

Minhas imagens
Eu, e Meu Amado Esposo Mauro & Lúcia Izidoro