sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Curiosidade Bíblica

O Rei David
<<>>

A festa de Shavuot é estreitamente ligada ao rei David, o salmista e pai da casa real, pois David nasceu e faleceu em Shavuot.

Quando David nasceu em Beit Lechem, na terra de Yehudá, no ano 2854 após a criação, ele estava distante apenas dez gerações de Yehudá, o quarto dos doze filhos de Yaacov (Jacó). David pertencia a principesca família de sua tribo, que deu a Israel príncipes e líderes. Um de seus antigos ancestrais, Nachshon, tornou-se famoso por ter sido o primeiro a entrar no Mar Vermelho quando este foi dividido para o povo judeu após a saída do Egito.

Desde então, Nachshon foi o mais honrado de todos os príncipes de Israel. Ele também sobressaiu-se ao ser o primeiro a levar oferendas ao Mishcan (Tabernáculo), o qual foi erigido no deserto no ano seguinte.

O bisavô de David, Boaz, foi o décimo juiz de Israel. Os juizes foram os lideres de Israel durante o espaço de tempo entre Yehoshua e o rei Shaul. Boaz regeu durante sete anos. Foi um dos homens mais eruditos de sua geração. Suas propriedades eram grandes, e sua generosidade bastante conhecida.

Através dos anos, as tradições da ilustre família, que provinham de Yehudá e Yaacov, foram mantidas por Yishai, pai de David. Era uma casa de erudição, devoção, benevolência, generosidade e fortuna. E as mais nobres características desses notáveis e famosos ancestrais foram outorgadas a David.

O rei David continuou o aprendizado tradicional da Torá, sendo o sucessor espiritual do profeta Shemuel. Ele cercou-se de um grupo de profetas e eruditos e, juntos, estudaram a Torá. Não ligava para os confortos materiais e mundanos que seu palácio real podia lhe oferecer e, diferentemente de outros reis, levantava-se antes do nascer do sol e cantava salmos em louvor a D'us, o Rei dos reis.

O rei David faleceu no Shabat que coincidia com a Festa de Shavuot, no ano 2924 (837 anos antes da Era Comum). Seu reinado durou quarenta anos (2884-2924); nos primeiros sete, ele reinou em Chevron (Hebron) sobre a tribo de Yehudá; e nos trinta e três restantes em Jerusalém, sobre todo Israel. Os profetas assinalam que Mashiach será um descendente de David, rei de Israel.

Lúcia izidoro

Um comentário:

  1. Malu,parabéns!
    Seu blog está simplesmente maravilhoso!
    Grande beijo,
    Márcia.

    ResponderExcluir