<<
A festa de Shavuot é estreitamente ligada ao rei David, o salmista e pai da casa real, pois David nasceu e faleceu em Shavuot.
Quando David nasceu em Beit Lechem, na terra de Yehudá, no ano 2854 após a criação, ele estava distante apenas dez gerações de Yehudá, o quarto dos doze filhos de Yaacov (Jacó). David pertencia a principesca família de sua tribo, que deu a Israel príncipes e líderes. Um de seus antigos ancestrais, Nachshon, tornou-se famoso por ter sido o primeiro a entrar no Mar Vermelho quando este foi dividido para o povo judeu após a saída do Egito.
Desde então, Nachshon foi o mais honrado de todos os príncipes de Israel. Ele também sobressaiu-se ao ser o primeiro a levar oferendas ao Mishcan (Tabernáculo), o qual foi erigido no deserto no ano seguinte.
O bisavô de David, Boaz, foi o décimo juiz de Israel. Os juizes foram os lideres de Israel durante o espaço de tempo entre Yehoshua e o rei Shaul. Boaz regeu durante sete anos. Foi um dos homens mais eruditos de sua geração. Suas propriedades eram grandes, e sua generosidade bastante conhecida.
Através dos anos, as tradições da ilustre família, que provinham de Yehudá e Yaacov, foram mantidas por Yishai, pai de David. Era uma casa de erudição, devoção, benevolência, generosidade e fortuna. E as mais nobres características desses notáveis e famosos ancestrais foram outorgadas a David.
O rei David continuou o aprendizado tradicional da Torá, sendo o sucessor espiritual do profeta Shemuel. Ele cercou-se de um grupo de profetas e eruditos e, juntos, estudaram a Torá. Não ligava para os confortos materiais e mundanos que seu palácio real podia lhe oferecer e, diferentemente de outros reis, levantava-se antes do nascer do sol e cantava salmos em louvor a D'us, o Rei dos reis.
O rei David faleceu no Shabat que coincidia com a Festa de Shavuot, no ano 2924 (837 anos antes da Era Comum). Seu reinado durou quarenta anos (2884-2924); nos primeiros sete, ele reinou em Chevron (Hebron) sobre a tribo de Yehudá; e nos trinta e três restantes em Jerusalém, sobre todo Israel. Os profetas assinalam que Mashiach será um descendente de David, rei de Israel.
Lúcia izidoro
Malu,parabéns!
ResponderExcluirSeu blog está simplesmente maravilhoso!
Grande beijo,
Márcia.