sexta-feira, 2 de março de 2018

Aprendendo com Abigail


A través do Espírito Santo podemos descobrir novas perspectiva para equilibrar as prioridades da vida e tomar decisões sábias como Abigail. Seu nome significa:
"Abigail "é um nome de origem bíblica e hebraica do "Abhigáyl", que é composto pela junção de "Abh' que quer dizer "pai" e "gil" que significa "regozijar-se". Tem como significado "alegria de meu pai" ou possivelmente "aquele cujo pai é alegria". 
Abigail e Nabal não faziam um bom par. Nabal dificilmente poderia ter escolhido uma esposa melhor, já Abigail dificilmente poderia ter casado com um homem pior. É verdade que ele tinha dinheiro, por isso se achava muito importante. Mas como os outros o encaravam? Na Bíblia talvez não dê para encontrar outro personagem descrito em termos tão negativos. O próprio nome dele significa “Insensato” ou “Estúpido”.
Alguns talvez se perguntem por que uma jovem tão inteligente casou com um homem tão imprestável. Lembre-se que muitos casamentos nos tempos bíblicos eram arranjados. E, mesmo que um casamento não fosse arranjado, dava-se muito valor à aprovação dos pais. Será que os pais de Abigail aprovaram ou até arranjaram esse casamento, impressionados com a riqueza e proeminência de Nabal? Será que eram pobres e sentiram-se pressionados? Seja como for, o dinheiro de Nabal não fez dele um bom marido.
15, 16. (a) Como Abigail mostrou que era parecida à esposa capaz descrita no livro de Provérbios? (b) Por que a atitude de Abigail não foi uma rebeldia contra a chefia de seu marido?

 Abigail pensou e agiu rápido. O relato diz que ela “apressou-se imediatamente”. Esse relato usa quatro vezes o verbo “apressar” com respeito a Abigail. Ela preparou um presente generoso para Davi e seus homens. Incluía pão, vinho, carne de ovelha, grãos torrados, tortas de passas e de figos. Fica claro que Abigail sabia bem o que tinha à sua disposição e era uma excelente dona de casa, bem parecida à esposa capaz descrita mais tarde no livro de Provérbios. (Pro. 31:10-31) Ela mandou seus servos ir na frente com as  provisões, depois seguiu sozinha. “Mas”, conforme lemos, “ela não contou nada a seu esposo Nabal”. — 1 Sam. 25:18, 19.


“Por favor, deixa a tua escrava falar aos teus ouvidos”

 Ela assumiu a responsabilidade pelo que tinha acontecido e pediu o perdão de Davi. Abigail foi realista ao reconhecer que o marido era tão insensato como o nome dele indicava, talvez sugerindo que castigar aquele homem estava abaixo da dignidade de Davi. Ela mostrou que tinha confiança em Davi como representante de Jeová, reconhecendo que ele estava travando “as guerras de Jeová”. Também indicou que sabia da promessa de Jeová sobre Davi e o reinado, pois disse: “Jeová . . . certamente te comissionará como líder de Israel.” Além disso, pediu que Davi não fizesse nada que pudesse trazer culpa de sangue sobre ele ou que talvez se tornasse, mais tarde, “uma razão para vacilação” — pelo visto, referindo-se a uma consciência perturbada. (Leia 1 Samuel 25:24-31.Sem dúvida, palavras gentis e tocantes!
Concluão: O que  você tem feito para o bom andamento de sua casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário